quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

FAZENDA VILANOVA: OFICINA DE CRÔNICA

Inspirados por cronistas conhecidos, um encontro singular com os alunos do 8º ano da EMEF Edgar da Rosa Cardoso, na cidade de Fazenda Vilanova, durante a Feira do Livro de 2013.
A Oficina de Crônica oportunizou um  olho no olho com a garotada. Sempre uma boa surpresa. Aí percebo a diferença que faz um professor e uma escola bacana na vida da galera. Os textos foram muito bons. É preciso sempre oportunizar.
 Atualmente, a crônica é um dos gêneros literarios mais ricos em nosso país. Tão importante que muitos consideram a principal porta de entrada para a literatura de boa parte do público leitor.
 Por que a crônica é bacana de trabalhar em sala de aula? Porque permite aos alunos revelarem suas opiniões e sentimentos, identificando-se com as situações observadas ou vividas por eles. E também porque desperta nos alunos o interesse em abordar fatos cotidianos, narrando e comentando os acontecimentos de forma prazerosa e  criativa, viabilizando o reconhecimento da leitura e produção de texto.
 “Meu pai foi um homem amoroso e educacional. Ele queria que eu tivesse um futuro bem diferente do dele. Porque ele não teve a chance de estudar. Trabalhava como pedreiro. Não ganhava muito mas me dava tudo do melhor.”
Jonatan, Hilton, Fernando.
 O que eu quero ser? “Eu pretendo ser Major. Vou ser um baita jogador. Pretendo ser alguem que induza as pessoas a seguirem seus sonhos.”
Wilson, Jonata, Wesley.


 “... ser adolescente não é fácil. Principalmente nessa mudança de fase quando tu é criança e de súbito o mundo te empurra e te dá o título de adolescente, igual a um produto. A mídia te mostra rebelde. Mostram os adolescentes como bichos de outro mundo.” Vitoria
 “ 'A brutalidade pode ser facilmente encontrada em casa.' Essa frase pode explicar o motivo de tanta revolta de certas crianças em  casa. (...) Fico pensando que muitas vezes em casa, as crianças são mal tratadas. Já na escola elas encontram aquilo que os pais não oferecem. É por isso que admiro o trabalho de um professor. Trabalho tão simples, mas trabalho que muda a vida.”

Taciane, Beatriz, Loraine.

 Fazenda Vilanova, 2012
FESTIVAL DO LIVRO
"A leitura é a verdadeira liberdade..."